Descubra a tecnologia de estacionamento automático
Você também se sente desconfortável ao fazer uma baliza? Essa é uma das principais dificuldades de muitos motoristas. A tarefa se torna ainda mais complicada em ruas movimentadas e vagas apertadas, especialmente quando se está com pressa.
Mas já imaginou ter uma tecnologia que te ajudasse de forma eficaz nesse processo? É por isso que a tecnologia de estacionamento automático tem sido tão necessária e procurada pelos motoristas nos últimos anos. Essa invenção facilita a vida dos condutores, tornando a baliza mais fácil, segura e precisa, além de ajudar a organizar o tráfego e as vagas nos centros urbanos.
Quer saber mais sobre o que é e como funciona o estacionamento automático? Continue lendo:
O que é o estacionamento automático?
O sistema de estacionamento automático começou a ser desenvolvido no final dos anos 90, com a adaptação de sensores eletromagnéticos. Trata-se de um sistema eletrônico de manobra, que calcula o espaço disponível da vaga e controla a direção do volante do carro. Dessa forma, o veículo pode ser estacionado corretamente sem que o motorista precise se estressar com a manobra.
Como funciona essa tecnologia?
Existem algumas variações e opções para o uso dessa tecnologia. Alguns sistemas de estacionamento automático utilizam câmeras e radares para a detecção de objetos. No entanto, o mais comum são os modelos que utilizam sensores de proximidade nos para-choques; também existem aqueles que combinam essas duas tecnologias. Como o sistema de sensores é o mais usual, vamos focar nele a seguir.
Os sensores e o estacionamento automático
Quando você posiciona seu carro para estacionar, o sistema de sensores de proximidade entra em alerta. Um sinal sonoro te avisa o momento certo de parar o carro e iniciar a manobra. Isso acontece porque os sensores emitem sinais que permitem calcular a distância entre o carro e os objetos ao redor. Esse cálculo é feito pelo tempo de reflexão dos sinais emitidos, e com isso, os sensores enviam os dados para a central de comando do veículo, que realiza novos cálculos para executar a manobra.
Com o carro parado, você coloca a marcha em ré e começa a soltar o pedal do freio. O sistema é então ativado, conduzindo o veículo para a vaga disponível. Todo esse controle e cálculos são realizados em tempo real, no mesmo momento em que a manobra é feita.
Em seguida, um novo sinal sonoro é emitido quando o carro atinge o limite traseiro da vaga. Nesse momento, a marcha deve ser trocada para a posição “Drive” para que o sistema eletrônico continue a estacionar o veículo corretamente. Finalmente, quando o carro estiver estacionado, um sinal indica que o procedimento foi concluído.
Resumindo, o que se pode entender?
Podemos concluir que o estacionamento automático é uma sequência de movimentos controlados pelos resultados fornecidos pela central de comando, combinados com a contribuição do motorista, que controla os pedais de aceleração e freio do veículo.